Por que você deveria assistir "Origem"
- Renan dos Santos
- 15 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

O que você faria caso estivesse viajando de carro por uma estrada e encontrasse uma cidade aparentemente comum, mas que esconde diversos segredos sombrios? É exatamente essa situação que a série Origem (2022-) explora. Criada por John Griffin e produzida pelos irmãos Russo (Arrested Development, Vingadores: Ultimato) e Jack Bender (Lost), Origem apresenta um roteiro complexo e cheio de mistério, acompanhado pela tensão proveniente do terror.
A história acompanha a família Matthews, composta por Jim (Eion Bailey), um engenheiro que constrói atrações de parques de diversões, sua esposa Tabitha (Catalina Sandino Moreno), e seus filhos, Julie (Hannah Cheramy) e Ethan (Simon Webster). Jim e Tabitha passam por uma crise em seu casamento por conta de uma tragédia e resolvem fazer uma última viagem com os filhos, na esperança de amenizar o impacto do iminente divórcio. Durante o caminho, porém, os personagens são surpreendidos por uma árvore que os impede de continuarem.

Sair dessa situação parece simples, não? Basta fazer o retorno por outro caminho. No entanto, a família acaba pegando um desvio que os leva a uma cidade comandada pelo xerife Boyd (Harold Perrineau Jr.). O chefe de polícia avisa que eles não entenderão o que está por vir, mas que devem continuar pela estrada para verem com os próprios olhos.
Depois de seguirem três vezes pela mesma trilha, Tabitha percebe que eles sempre voltam à cidade. A família está presa em um “loop” causado por forças misteriosas! Boyd explica que todos naquela cidade passaram pelo mesmo processo, e, quando o sol se põe, tudo fica ainda mais aterrorizante, pois surgem criaturas que conseguem imitar os humanos, ameaçando a vida dos habitantes locais.

Com tudo que foi apresentado, surgem várias perguntas. O que é exatamente essa cidade? Há um motivo para existir esse “loop”? Como sair desse pesadelo? Já foram lançadas duas temporadas e ainda não temos as respostas. Mas é justamente a partir desses questionamentos que Origem envolve o telespectador e consegue se manter relevante.
A primeira temporada apresenta a cidade, que é dividida em dois grupos: aqueles que moram na região central e acreditam na possibilidade de retorno para o nosso mundo, e os que residem na chamada Casa Colônia e apenas querem aproveitar o tempo que lhes resta sem se preocupar com o futuro. O foco é colocado nesses dois grupos e seus integrantes, enquanto vemos a família recém-chegada e Boyd tentando encontrar rotas de fuga do local maligno. A cada episódio, surgem mais mistérios e a carga dramática aumenta por conta de algumas mortes. O drama, inclusive, é um dos pontos fortes da série.

Na segunda temporada, a série se aprofunda na vida de cada habitante da cidade, revelando mais sobre suas personalidades e como chegaram ali. Isso pode dar a impressão de que a trama não avança tanto, já que há menos ação em comparação com a primeira temporada. No entanto, esse ritmo mais lento contribui para o desenvolvimento dos personagens e estabelece um cenário ideal para o chocante final da temporada, que abriu diversas possibilidades para a história.
Se você gosta de mistério e drama, recomendo fortemente que assista a Origem. A parte mais cativante da série é que, ao nos envolvermos tanto com a história, tentamos, junto com os personagens, descobrir o que está acontecendo naquele lugar. Além disso, o terror se manifesta através dos monstros mímicos, que nos mostram como pode ser perigoso confiar cegamente no que vemos e ouvimos.
Atualmente, as duas temporadas de Origem estão disponíveis no Globoplay. A terceira temporada, que ainda não tem data de estreia no Brasil, já tem um trailer lançado e chega ao MGM+, streaming dos Estados Unidos, em 22 de setembro.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados neste blog é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Câmara Escura.
Comments